SERVIDOR + Acesso Remoto + BANCO DE DADOS

Pergunte sobre todos os tipos de dúvidas relacionadas ao desenvolvimento de aplicativos Windows, Mac, iOS e Android.

Moderador: hermeson

marcelbranco

SERVIDOR + Acesso Remoto + BANCO DE DADOS

Mensagempor marcelbranco » 25/Jul/2017, 14:35

Olá Pessoal,

Preciso de um servidor cloud.. ou seja, um servidor Win Server com acesso remoto + banco de dados(no meu caso SQL Server).
para que eu coloque as tabelas do meu sistema e o acesso remoto para disponibilizar meu DataSnap.

Para os usuários do meu app terem acesso 24h/7dias.

alguém aqui ja utiliza algum serviço desses, tipo Locaweb, Amazon, Azure..?

Obrigado.
igorbastosib

Re: SERVIDOR + Acesso Remoto + BANCO DE DADOS

Mensagempor igorbastosib » 02/Ago/2017, 11:44

Quando vc diz servidor cloud, quer dizer apenas um servidor com acesso remoto via Datasnap ou vc quer saber realmente um Cloud Computing?

Se vc quiser saber sobre experiências apenas de um servidor com acesso remoto via Datasnap, vou te contar minha experiência com a MS Azure:
Contexto do Projeto:
Datasnap REST JSON;
MySQL 5.6;

*Contratei o serviço de Máquina Virtual da MS Azure: Windows Server 2016 Datacenter, tamanho A0 (com o menor preço)
*instalei meu MySQL
*coloquei meus arquivos (Datasnap)
*permiti no Firewall o programa
*no Portal Azure criei um conjunto de disponibilidade na VM para a porta escolhida
*coloquei para rodar.

A MS Azure já cria um DNS qnd se cria uma VM, então peguei esse DNS e joguei nos meus clientes.

Tudo funciona perfeitamente sem problemas.
Todas as dúvidas que tenho, a MS Azure me ajuda com o máximo de 3 dias úteis (esse atraso foi qnd meu suporte caiu em um atendente do exterior). 2 vezes me ligaram pois seria complexo ajudar via texto.

Hoje tenho duas assinaturas no serviço e uma VM em cada assinatura (duas assinaturas para que eu possa controlar o consumo de cada cliente e gerar relatórios separadamente).

Se me perguntarem se recomendaria a MS Azure?! Sim, sem sombra de dúvidas eu recomendaria os serviços dela.
marcelbranco

Mensagempor marcelbranco » 02/Ago/2017, 17:55

Fala Igor...

exatamente isso. Porém, pesquisando aqui decidi utilizar os serviços da AWS(Amazon web Service).. depois de 3 dias, estudando, lendo, consegui entender o funcionamento da AWS.

A própria Amazon disponibiliza tutorias de tudo quanto é jeito, apanhei muito pra entender as liberações de porta dela.. mas agora tudo funcionando perfeito no modo gratuito.

cadastrei minha conta, inserindo Cartão de Crédito(que foi debitado 1 dolar(R$3,50))
Criei uma VPC(Virtual Private Cloud), onde nela configurei os acessos de conexões Publicas e Privadas.
No final ele cria uma instância da VM, chamada de EC2.(com acesso pelas conexões Públicas)
Depois criei minha instância de um SQL Server chamado de RDS. (com acesso pelas conexões Privadas)

Então no resumo:
*EC2, uma VM windows Server 2012. de 30GB, 1Gb ram
*RDS, um SQL Server 2008 R2

No EC2, disponibilizei meu DataSnap, montei as regras de acesso TCP, porta do DataSnap.

Agora estou subindo meu app na google play com o Host do ClientModule apontado pro EC2.

Foi bom vc ter comentado do Azure, caso o pessoal tenha duvidas como eu tive, ja tem as opções sendo utilizadas.

Booooora, vamo q vamo!
igorbastosib

Mensagempor igorbastosib » 03/Ago/2017, 08:29

Só uma observação:
Não sei qual framework do Datasnap vc está utilizando, mas eu sugiro vc utilizar REST Connection em vez do Datasnap padrão.
Eu percebi um ganho de velocidade na troca de mensagens, menos falhas de conexão e mais simples de configurar.
O Adriano tem uns vídeos sobre REST e na Embarcadero Brasil também: https://www.youtube.com/user/embarcaderodobrasil/videos

Voltar para “Dúvidas Gerais”